Como perder o medo de dirigir

Este é um assunto muito delicado, afinal não é todo mundo que tem fobia no trânsito. Existe por variadas razões e dependem de experiências e repertório de cada um. Mas não percamos as esperanças! É possível perder esse medo com concentração, dedicação e amor próprio! Saiba como perder o medo de dirigir neste artigo.

repulsa_2_grande

Esse medo surgiu na cabeça de muitas pessoas devido às inúmeras tragédias que ocorrem diariamente causadas pela imprudência e falta de paciência de muitos motoristas. É causado também por uma possível insegurança pessoal e falta de confiança em seus atos, o que é um total pessimismo. Além do mais, existem http://thesildenafil.com/ os traumas de experiências, como morte de parente próximo em trânsito, mas tudo isso deve ser superado. Afinal a vida continua!

Sobre dirigir

Para quem não tem experiência, dirigir é mais que algo novo, é algo complexo, e é completamente normal aquele medo de iniciante por não ter segurança se irá fazer movimentos ou manobras do modo correto, mas isso deve passar com o tempo. Já quem tem medo há muito tempo, sempre dirige de modo inseguro e tem literalmente fobia da direção, isso não pode acontecer, pois faz mal a sua saúde!

Múltiplas emoções explodem no corpo quando sentimos medo, desde ansiedade, medo de morrer até tristeza, e são essas as causas de travamento, sem conseguir sair do lugar, choro, desespero, enfim, medo. Mas você sabia que todos nós devíamos ter um pouco desse medo, não em exagero, na hora de dirigir?

Medo-de-dirigir-11

Esse medinho é positivo, pois deixa a pessoa atenta, sempre alerta, ao contrário dos “confiantes” que fazem imprudências e causam acidentes. Esse medo deve ser limitado à precaução e não virar um trauma, uma impotência. Devemos aprender a controlar esse medo e reduzi-lo a respeito no trânsito, estando sempre atento a qualquer movimento.

Dicas e conselhos sobre como perder o medo de dirigir

Além do seu próprio controle sobre suas emoções, existem algumas práticas que você pode tentar que ajudam a acostumar com o trânsito, com as pessoas e até com o carro em si. Os bons resultados dependem apenas de você, do seu empenho e, novamente, do seu controle emocional.

1. Seja autoconfiante

Você fez aulas de direção, passou em tudo. Em todos os exames pós aulas foi bem, teve algumas dificuldades, mas passou em tudo. Chegou na hora dos testes, falhou ali, aqui, mas conseguiu e foi habilitado! Parabéns! Pense sempre nisso, você foi qualificado e julgado como preparado. Confie em si próprio e não guie o carro com suas emoções, e sim com a razão, afinal foi seu cérebro que aprendeu tudo naquelas aulas longas e chatas, não seu medo.

medo-de-dirigir

2. Vamos praticar!

Quanto mais você caiu de bicicleta, mas você percebeu que poderia voltar e tentar de novo, não? E o que deu? Você sabe andar de bicicleta até hoje, desde sua infância. Pense o mesmo para a direção!

Quanto mais você praticar ruas próximas, em bairros próximos, sempre aquecendo em vias pequenas, mais você se sentirá preparado para enfrentar avenidas, estradas para fazer viagens maravilhosas e todo desafio maior que vier. Leve isso como uma tarefa diária e pratique.

3. Dirija pelos outros

Já que seu medo é de causar algo de errado no trânsito, pensando até em ideias de morte e outros acontecimentos, seja observador ao máximo, concentre e dirija por você e pelos outros. Não confie em ninguém, apenas em si mesmo estando no controle. É como um trabalho em grupo de escola, onde ninguém fez nada, só você. Quem ganhou a maior nota? Isso mesmo. Seja o melhor no trânsito, você é capaz.

Em breve mais dicas e detalhes sobre como perder o medo de dirigir! Até logo!

14 Responses to “Como perder o medo de dirigir”

  • Jair Ap da Silva August 2, 2014 at 10:58 pm

    Como perder o medo de dirigir

  • Fabiano José Rodrigues September 11, 2014 at 3:35 pm

    Tenho medo de dirigir e falta de concentração.

  • diana September 25, 2014 at 9:34 am

    Tenho medo mais estou fazendo umas aulas com a minha irmã, , mais ainda não consegui sair sozinha

  • Ganhar dinheiro na internet December 22, 2014 at 5:18 am

    Moro de medo mesmo , alias, detesto quando meu marido está ao lado

  • Ana February 20, 2015 at 9:15 pm

    Fiz minha primeira auto escola em 2007. Era um sonho dirigir e fiz tudo certinho até chegar nas aulas práticas. O instrutor que me deu as aulas era muito ruim, não tinha o menor interesse que eu aprendesse, me causou muitos traumas e quando chegou no final das aulas ele ainda me disse que eu não iria passar na prova do DETRAN. Fui muito insegura para prova e, claro, eu perdi. Perdi todas as vezes que fiz até perder o prazo do laudo. Fiquei muito triste e traumatizada. Não consegui nem pensar em pegar mais carro e desisti de tudo. Três anos depois minha mãe me convenceu a fazer novamente uma auto escola. Com muito resistência, eu aceitei e fui. A auto escola era ótima. Fiz todos os procedimentos e tive a sorte de ser ensinada por um bom instrutor dessa vez. Fiquei mais confiante e tudo fluiu bem, mesmo depois de todo o trauma que sofri. Passei na prova prática sem dificuldade e consegui a tão desejada CNH. Mas aí fiquei sem carro durante cinco anos e hoje consegui comprar um e infelizmente eu não tinha idéia de que todo o medo que eu tive um dia voltaria com força e agora estou na luta para poder vencê-lo de novo. Eu dirijo bem, muitos já me disseram isso, mas o medo me atrapalha muito. Acho que pelo tempo que fiquei parada, a falta de prática me tornou uma pessoa insegura e medrosa. Moro em capital e o trânsito é super violento. As pessoas não tem paciência e querem passar por cima. Esquecem de sinalizar, invadem seu espaço, qualquer coisa você vira alvo de xingamentos horríveis, ou seja, nada contribui para que você se sinta confiante no trânsito. Mas no meu caso, a necessidade está falando mais alto e eu preciso vencer isso. Vai ser difícil e vai requerer tempo e paciência. Mas não vou desistir. Para aqueles que perguntam como vencer o medo, a única coisa que eu sei que pode dar certo é: nunca desistir e enfrentar, mesmo que o medo pareça ser mais forte que você. Carrego comigo a simples idéia de que preciso ter FÉ , FOCO e CORAGEM (mesmo que essa última me falta quando mais preciso dela… rsrs). Que Deus abençoe todos os que estão na luta, assim como eu, e que a vitória seja certa na vida de cada um.

  • Raquel March 26, 2015 at 8:03 am

    Tenho medo de tudo desde algum acidente ou assaltos. Tenho carteira há 14 anos, meu marido tem carro e nao consigo perder esse Medo, estou pensando seriamente e fazer uma terapia.

  • Raiane August 3, 2015 at 11:16 am

    Tenho muito medo de dirigir, quando pego no volante me apavoro e não saio do lugar. Há 10 meses que eu não dirijo.

  • Gisa August 18, 2015 at 11:03 am

    Já andei pelo bairro e já fui até o centro da minha cidade e no meu trabalho que é em outra cidade vizinha, mas continuo insegura penso no transito, em estacionar, causar um acidente minha cabeça passa uma novela de pensamentos negativos.
    Quero poder reverter estes pensamento para positivos e ter confiança no que faço! Só o tempo e praticando para obter este resultado.

  • leusa October 21, 2015 at 11:36 am

    como perder o medo de dirigir

  • rose November 3, 2015 at 6:01 pm

    estou tentando tirar minha carta ja faz 2 anos,ja gastei muito com isso,agora to pagando tudo de novo,mas nao consigo perder o medo de dirigir…sou muito nervosa,tenho medo ate de raspar a lateral de um outro carro que esta estacionado na via….estou fazendo mais aulas com uma instrutora bem energica…mas exelente motorista,nao sei o que fazer,entro no carro e ja começo a suar frio…minha insegurança e muito grande…hoje comecei a usar calmantes..isso me ajudou a relaxar um pouco…

  • gilza January 8, 2016 at 5:18 pm

    tirei minha habilitação em 2009. apesar de fazer aulas apenas a cada quinze dias não tive dificuldades para passar nas provas. o problema surgiu depois quando comecei a pegar o carro para andar, primeiro porque meu esposo ia junto e ficava o tempo todo dizendo que eu estava errada e que eu nunca ia dar conta de dirigir, dai então comecei a ficar com trauma, todas as vezes que pensava em pegar o carro começava a ficar apavorada até que acabei desistindo de vez, hj esta com sete anos e eu não consigo superar,pessoas que tiraram suas carteiras depois de mim já dirigem muito bem,sinceramente sinto vergonha misturada com raiva e as vezes tenho inveja de quem dirigi.

  • JULIANA February 23, 2016 at 5:17 pm

    Meu maior sonho era tirar a habilitação e ter aquele papelzinho verdinho em mãos , pois bem sou habilitada a 2 anos e quase nao saio de carro por medo de dirigir , e outra , quando saio prefiro ir sozinha do que com alguem que saiba do meu lado porque me passa muito insegurança , dependo do carro mas esse medo ta muito dificil de superar , agora pego um pouco todo dia , entro e saio da garagem toda hora pra ver se consigo me controlar pois tenho o pé nervoso . Mas se Deus quiser vou conseguiiir !

  • Jane kelle February 29, 2016 at 4:29 pm

    Eu dirijo até melhor que meu esposo, na cidade o meu problema e rodovia tenho medo na verdade pavor de dirigir na rodovia.

  • Bruna D. October 19, 2016 at 10:26 pm

    Na minha primeira auto escola não passei. Tentei novamente, após um ano, e consegui.
    Porém não tenho prática e todas as experiências que tive no volante, fora da auto – escola, foram traumatizantes.
    Meu pai e meu namorado não tinham a paciência necessária, ainda me levaram ao trânsito intenso nos primeiros momentos após tirar a habilitação. Errei tudo e agora, após um ano habilitada, só de pensar nos meus momentos dirigindo sinto vontade de chorar e fico nervosa. Nunca mais consegui dirigir e me sinto muito frustrada em relação a isso.