5 dicas para perder o medo de dirigir

Se você está aqui com certeza tem algum motivo para ter seu medo de dirigir. Não se preocupe, pois este blog existe como um informativo prévio que pode anteceder a algum médico ou profissional da área de medo de direção, portanto vamos tentar ao máximo explicar para você que esse medo é algo emocional e que pode ser controlado. Confira abaixo 5 dicas para perder o medo de dirigir.

vencer-superar-medo-dirigir-8890

1. Pratique mais

O medo da direção muitas vezes se dá pela inexperiência da pessoa com um automóvel, portanto é de praxe que ocorram mais tentativas de treino em ruas próximas a sua casa, com alguma companhia para uma orientação saudável, como também presença de apoio ao lado.

Para condutores com anos de carteira que tiveram momentos grandes de pausa e obtenção nesse período do medo de direção, a dica é a mesma: volte a praticar!

Nesses momentos de prática, tente relaxar ao máximo, imagine-se em ruas movimentadas e como você teria de passar a marchar, acelerar, driblar, mesmo que apenas no pensamento. Coloque músicas relaxantes para tocar enquanto praticar, só assim perceberá que pode ser capaz de enfrentar o trânsito de modo tranquilo consigo mesmo.

2. Não tenha insegurança

Pense conosco: você foi habilitado, recebeu sua carteira justamente, não comprou em nenhuma esquina; tem todo o conhecimento teórico na mente, passou nas provas e testes e porque não se aventurar nas ruas de sua cidade? Você é capaz, você está apto segundo as leias de trânsito para se locomover em um automóvel. Reconheça isto!

Dicas-de-Como-Perder-Medo-de-Dirigir-no-Trânsito-300x241

Insegurança apenas gera mais pânico e ansiedade, portanto a calma e relaxamento nessas horas são praticamente obrigatórias. Pense que quanto mais segura tiver, com mãos firmes no volante, atenção nas ruas e placas e tudo mais que você aprendeu nas aulas, mais rápido chegará a um destino, mais rápido irá gostar de dirigir e mais rápido perceberá que esse medo pode ser superado.

3. Dirija pelos outros

A mídia mostra muita violência no trânsito, portanto temos uma visão de que todo motorista tem seu lado incompetente e de imperícia. Você não está errado em ter medo das pessoas, afinal o ser humano não tem amor por ninguém mais, é tudo muito individualista hoje em dia, portanto o melhor a se fazer para perder o medo junto aos outros é dirigir pelos outros.

como-perder-o-medo-de-dirigir-1

A atenção é prioridade. O fato de você saber que tal carro está virando agora numa rua mesmo ele tendo ligado a seta em cima da hora torna você mais apto a dirigir do que ele! Seus conhecimentos teóricos e pequenas práticas próximas a sua casa irão ajudar você nesses momentos, em que você tem orgulho de que o outro que errou e não você. Quem tem medo, é recatado e faz as coisas com mais cautela. Um pouco desse medo faz bem, só não pode atingir auges de doenças e outros transtornos fóbicos.

4. Faça outro curso de direção

Se você sentir que não é só que você sente como também não tem conhecimento seguro das técnicas de direção por motivos de nervosismo ou esquecimento da aulas que praticou antes, procure empresas que dão oportunidades de segundos cursos e faça novamente!

como-perder-o-medo-de-dirigir-2

Não trate esta dica como um gasto na sua vida, pois esse reinvestimento que você fará é que trarão de volta toda sua segura nas práticas do trânsito, desde ultrapassagens corretas a leitura de placas. Com a revisão do conteúdo, você passa a relembrar coisas, aprender novos assuntos e até mesmo decorar coisas de tanto que já ouviu. E isso te dá a segurança e sensação de ser experiente no trânsito. Após tais aulas, práticas pequenas são indicadas para posteriores percursos maiores.

Você já conhece o curso online que está ajudando varias pessoas a vencer o medo de dirigir. Conheço pessoalmente o instrutor que fez este curso e me emociono que as histórias de vitória que seus alunos contam.

5. Consulte um psicólogo

Caso não tenha encontrado uma solução possível em nenhuma das quatro dicas bem explanadas acima, o ideal é que passe a frequentar um psicólogo ou psiquiatra, vai depender do seu estado emocional.

É com esses profissionais que você poderá tratar de síndromes do pânico, excesso de ansiedade, transtornos repentinos, traumas do passado e outros motivos que afetam nesse seu medo de dirigir. O importante é ter calma, muita fé e saber que um dia esse medo vai ser superado.

Clique aqui e veja como perder o medo de dirigir pra sempre!

Boa sorte!

46 Responses to “5 dicas para perder o medo de dirigir”

  • eliana sousa bandeira March 10, 2014 at 11:46 am Reply

    Bom dia, suas dicas são ótimas mas eu estou com muuito medo de dirigir tenho HABILITAÇÃO a 1 ano meio achava que o problema era pq o carro era do meu marido. Comprei 1 carro e dirigi por 1 semana e depois que 1 ônibus pegou no bico do meu carro fiquei com muito mais medo e agora não consigo nem olhar o carro que já fico nervosa. Por favor me diz o que faço?

  • Maria das G. de Oliveira June 16, 2014 at 5:26 pm Reply

    Estou mais confiante com as dicas que li aqui. vou tentar dar umas voltas no bairro hoje ainda. Obrigada!

  • Marcia Raupp June 28, 2014 at 6:26 pm Reply

    eu tenho muito medo de dirigir pois tirei a carteira e não consigo pegar o carro

  • tania ferreira da silva August 16, 2014 at 4:24 pm Reply

    Tenho habilitação ha 2 anos, n consigo perder o medo.pf me diz q faço.

  • Vanda November 7, 2014 at 11:52 am Reply

    Eu tirei a carteira no Brasil a anos e nunca dirigi.. Estou a oito nos EUA e sempre arrumando desculpa para nao fazer o teste… Agora meu marido vai ficar fora muito tempo e me fez ir fazer o teste e eu passei
    Mas ao entrar no carro me deu fobia passei mal e nao consegui dirigir…agora tenho carteira do Brasil e daqui e dirigir que e bom esta dificil

    • Mecelenia December 16, 2015 at 7:26 pm Reply

      Vanda eu moro em Houston no Texas estou com a permit ate agora ainda nao dirigi tambem… me conta como foi seu teste por favor (mellody_silva@hotmail.com )

  • Fabiana January 8, 2015 at 10:43 pm Reply

    Tenho habilitação a 15 anos mas acabei ficando sem carro e agora estou com medo de pegar o carro sozinha, só consigo dirigir se meu noivo estiver ao meu lado

  • Paulo January 10, 2015 at 1:41 pm Reply

    Verdade né , eu consegui tirar a habilitação de primeira, e toh com esse medo bobo, vou praticar ….

  • Zuneide March 12, 2015 at 7:03 pm Reply

    Tenho carteira faz 12 anos e nunca tive coragem de dirigir, agora resolvi que ia dirigir de qq. jeito, então pra aprender de fato dirigir, resolvi fazer um investimento, paguei 08 horas de aula na auto escola, as primeiras 4 aulas foram horríveis estancava toda hora, não sabia direito pisar nos pedais e passar as marchas, a sorte que meu instrutor me levou para uma rua tranquila. Depois da 6ª aula, eu já estava bem melhor, quando terminou a 8ª aula, eu já me sentia um pouco mais confiante de pegar no meu carro, e foi o que aconteceu, agora estou dirigindo (ainda bem devagar até a 3ª marcha), a sorte que na cidade não dá pra correr mesmo. Uma coisa que percebi, que o medo de dirigir está diretamente relacionado com a falta de treino e não sabe controlar o carro, por isso é importante voltar a fazer aulas páticas no carro da auto escola pra adquirir segurança, e esta segurança só vem com treino, e “bota” treino nisso. Começei as aulas na auto escola em 02/fev/2015 e desde que terminou as 8 aulas, estou saindo todo dia com meu marido no nosso carro pra dá uma volta no quarteirão e ganhar mais confiança no volante. O “lançe” é não desistir e não deixar o medo vencer.

  • conceicao March 16, 2015 at 6:56 pm Reply

    Eu tenho carta mais ten tres anos que nao pego no carro entrei nua escola para habilitados mais fiz10 aulas mais fui pegar no crro e no cruzamento ja bati o carro. Ai entrei em desespero.porque nao cei com quanto tempo vou pode dirigir com ceguranca. Por favor mi ajude.

  • Raquel March 26, 2015 at 7:54 am Reply

    Tirei minha carteira há 14 anos dirigi um pouco no início fui parar em um estacionamento encostei em outro carro, entrei em pânico, fui perdendo a coragem de pegar no carro que era do meu pai. Meu pai se mudou da cidade eu fiquei sem carro pra dirigir. Enquanto estava a pé fui assaltada 4 vezes. Pronto imagino q nao posso dirigir pq tenho medo de tudo. Desde de dirigir e sair a pé na rua.

  • Cinthia April 10, 2015 at 9:13 am Reply

    Sou habilitada a 15 anos, ganhei um carro automático e mesmo assim não consigo guiar, sempre arrumo desculpas, o que eu faço??

  • Marietta Laura April 20, 2015 at 12:22 am Reply

    Eu não tenho habilitação.sempre tiver medo. Porém, agora busco coragem.
    Creio! Que vou tentar….

  • kelen April 21, 2015 at 11:59 am Reply

    ola,tenho minha cnh mais existe um certo panico ao entrar no carro,fico com a respiração ofegante .
    demoro alguns minutos para relaxar, e qualquer erro que cometa tipo ( marcha não entrar) ja quero sair do carro,evito trajetos longos ou com muito movimento. por favor ,como vencer esse medo ?

  • robelha June 5, 2015 at 2:51 pm Reply

    tenho habilitacao a 4 anos mais nao consigo dirigir……. ate tentei algumas vezes mais nao tem jeito….. tenho um filho de 3 anos e uma bebe de 11 meses passo o maior transtorno qdo preciso levar eles ao medico ou vou de onibus ou tenho que pagar taxi…. e o carro parado na porta pegando poeira….. ja nao sei mais o que fazer….. as vezes ate tento ….. entro dentro do carro minhas pernas tremem as maos ficam geladas e suadas…… ahhfff ….. eu choroooo de tristeza pq fiz questao de tirar a habilitacao antes de meu filho nascer p nao ter quer passar pelos transtornos de pegar onibus cheios e de nada adiantou…. meu esposo trabalha em outra cidade e deixa o carro p ver se eu me desenvolvo e nadaaaa………. ja nao sei mais o que fazer..

  • Mecia June 13, 2015 at 8:47 am Reply

    Eu tenho a permissão pra dirigir ,mas estou insegurar em relação pra estacionar,eu tenho necessidade de pegar rodóvias de grandes fluxo,nas meu sonho e dirigir bem.

  • Rose June 18, 2015 at 8:16 am Reply

    Estou com muito medo de dirigir,sempre com meu marido do lado ele não tem paciencia.fala demais na minha cabeça.fico mais nervosa.

  • Marcelino Neto July 7, 2015 at 6:56 am Reply

    Bom dia! Eu comprei um carro tenho carta a um ano ja tive aula particular mais ainda não tenho o controle dos pedais não sei se e nervosismo ou cordenação motora

  • Camila July 22, 2015 at 3:27 pm Reply

    Boa tarde, eu tirei minha carteira e.fiquei uns 8meses sem.pgar em nemhum carro, aí ganhei o meu no meu níver, em junho mais andei uns 3 dias e no 4 dia eu bati em um carro q tava parado foi em uma curva eu tava errada. Depois disso peguei um.medo danado de dirigir. Mais vou seguir esses exemplos e vou conseguir.
    Amados.quem deu as nossas carteiras foi DEUS então vamos com ele ao NOSSO LADO E VAMOS VENCER!!!!!!

  • Viviane August 10, 2015 at 9:17 pm Reply

    Eu tenho minha carteira desde 2012,eu dirigo no meu bairro,mas morro se medo de pegar pista e o pior é que acordo as 4 pra pegar ônibus para ir trabalhar e não tenho coragem de ir de carro e o pior e que ando uns 4 quuarteirao pé nesse horário

  • Marcia c f October 1, 2015 at 10:47 am Reply

    Dirijo sozinha mais quando saio com meu marido ele sempre me crítica ainda mais que vamos sempre onde tem mais movimento aí faço tudo errado fico nervosa perco a vontade de dirigir queria ter mais segura

  • Janaína October 19, 2015 at 7:21 pm Reply

    Gostei da dicas, vou pedir para um primo me acompanhar pelo bairro.

  • leusa October 21, 2015 at 11:15 am Reply

    Tenho carteira mais de 06 anos ainda não consigo dirigir como gostaria, só dirijo no bairro onde moro.
    Como faço para perder o medo ja foi no psicologo ,aulas para perder no medo junto com psicologo e nada resoresolveu ,peço ajuda

  • wallissom November 5, 2015 at 11:42 am Reply

    não sei dirigir nem carteira tirei to com um carro parado aqui vou vender essa merda so deu dor de cabeca

  • Tereza December 1, 2015 at 6:53 pm Reply

    Eu sou habilitada a 7 anos nao consigo perder o medo.

  • Daise December 3, 2015 at 3:23 pm Reply

    Eu tirei carteira so que um dia eu bati com o carro no portão. Da minha casa ai tomei medo.

  • Renata Navarro December 15, 2015 at 4:02 pm Reply

    Tenho carteira há 6 anos e não consigo perder o medo de dirigir!Fico em pânico do de pensar estou fazendo aulas novamente de tanto as pessoas me zuarem por meu carro servir de deposito de poeira mas estou desapontada com minha atuação medo… medo….medo.

  • Dilvania December 18, 2015 at 7:09 am Reply

    Sou habilitada há 10 anos e tenho dificuldade em dirigir. Dirigir super bem, começo uma aula de reciclagem hj. Agora vou descobrir o que me causa insegurança : a minha dificuldade ou o meu marido.

  • José Paulino Luz December 24, 2015 at 11:54 am Reply

    Por que os cursos para se perder o medo de dirigir são destinados somente às pessoas com habilitação? Ás vezes uma pessoa quer fazer aulas somente como treinamento para passar num exame e não consegue ninguém para ajudá-la após as aulas práticas da autoescola.

    • Juliana April 6, 2016 at 9:04 am Reply

      Sim, Jose! Tambem estou a procura de uma ajuda e nao encontro! =/ So para quem ja e habilitado.

  • ABC January 17, 2016 at 11:47 am Reply

    Eu tirei carta cm mto esforco sentia k apenas tinha passado por sorte ou simpatia raramente pegava no carro e tive acidentes rd/s por minha culpa. Resolvi fazer aulas extra mas sai de la c mais medo. O instrutor disse k era mot impulsiva. Foi percurso longo hoje conduzo razoavelmente mas só cheguei treinando mto tive 100 aulas c familia. Nao sou expert ando dévagar sou cuidadosa . As criticas nao ajudam prefiro andar sozinha. Tem de sér progressivo comecar c percursos faceis. Treinar nas horas mortas estudar percursos e acima de treinar 1 ou 2x por semana

  • Rosangela January 17, 2016 at 6:30 pm Reply

    Boa noite quero criar coragem tenho medo de entrar na contra mão tenho medo de entrar em lugar errado sei lá quero essas aulas

  • Floripes chaves January 23, 2016 at 8:34 am Reply

    Eu tenho carteira a dois anos e ñ concigo dirigir sempre tive muita vontade mais o medo parece me vencer a cada dia aff me ajudem por favor.

  • andrezza lourenco January 26, 2016 at 2:49 pm Reply

    Boa tarde…
    No meu caso eu piloto moto e nas maiorias das vezes na mente fico com medo ,ao ponto de qando saio da moto to toda trêmula,sou habitada e qem já andou comigo diz q eu piloto muito bem…
    Pq eu faço…

  • liza February 13, 2016 at 2:32 am Reply

    faz 1 ano que tirei minha habilitação estava indo pra faculdade e na rodatoria que é minha prefencial dei a seta e a carreta passou na minha frente , eu quase entro debaixo dela mesmo sendo em baixa velocidade, aliás com a pânico eu subiu em cima da rodatoria e deste esse dia não consigo mais dirigir. tenho medo não sei oq fazer.

  • meia souza February 19, 2016 at 5:11 pm Reply

    percebi que só n´s mulheres , que temos medo de direção.
    mas EU , estou perdendo o medo ………..to praticando batante.

  • Vanessa leite April 6, 2016 at 3:00 pm Reply

    Eu tenho minha carta a mais d 10 anos eu so travada nao consigo sair dirigi por uns meses por perro d casa mas travei tenho uma fonia d trandiso medi d nao consegui faze uma rampa ou ate mesmo d pega um ligar q nao conheco so d pensa me d falta d ar mas eu sofro muito com isso pois eu presiso dirigir sofro com muitas pessoas jogam n a m i nha cara q eu ta na hora d eu pega o carro mas o medo e tsnto q eu passo mal mas meu sonho e conseguir superar esse medo e sair pra todo lado d carro

  • Vanessa leite April 6, 2016 at 3:01 pm Reply

    Me ajuda oq eu faço pra superar esse medo

  • Andreia April 23, 2016 at 8:25 pm Reply

    Oi gente eu tirei minha habilitação ah 5 meses e tbm com esse medo bobo mais estou pagando aulas com um instrutor p aulas particulares e estou mais confiante

  • celia aragao June 24, 2016 at 8:59 pm Reply

    sou habilitada a tres anos so dirijo no bairro tenho pavor so de pensar em pegar pista tenho ate falta de ar o coraçao dispara sinto ate dormencia pelo corpo gosto de dirigir e preciso por favor ajude me

  • Deia*** August 3, 2016 at 11:32 pm Reply

    Tenho habilitaçao ha mais de 6 anos, custei a tirar ficava muito nervosa, qdo consegui saia com meu esposo q gritava muito comigo e eu acabava fz td errado, ai desisti nao dirijo mais. Meu sonho é vencer esse medo o q faço me ajudem.

  • Raphaela August 6, 2016 at 2:51 pm Reply

    Fez 4 anos que tirei carta , mais nunca dirigi porque na época não tinha dinheiro pra comprar moto e muito menos um carro , e também não tinha ninguém que pudesse me emprestar para eu praticar , depois de um tempo fui pegando a moto do meu marido andei uma vez sozinha , mais sinto muita insegurança, quando alguém está do meu lado já me sinto segura , mais isso é uma sensação horrível…

  • Cintia August 16, 2016 at 4:56 pm Reply

    Oi, sou a recordista aqui, pois tenho carta ha 22 anos e ate agora nao consigo dirigir. Qdo crio coragem, nos primeiros dias vou bem, qdo comeco a pegar confianca faco uma besteira e paro! No momento estou parada de novo! Sou muito frustrada por nao ter essa independencia, varias e varias pessoas q conheco foram tirando carta e ja dirigem pra todo lado e eu fiquei pra tras…é muito frustrante!

  • Ana August 20, 2016 at 3:02 pm Reply

    Preciso tentar essas dicas. Tenho carta há três anos.. no começo digi um pouco.. mas tinha dificuldade em passar as marchas e fazer as curvas. Meu marido me criricava muito.. isso me deixou nervosa e desanimei de treinar. Como o carro era dele.. eu acabava deixando pra lá. Agora tenhi um carro.. mas ainda falta coragem.. não aguento mais as pessoas me criticarem por isso. Me sinto uma fracassada por não conseguir lidar com esse medo.

  • fátima September 18, 2016 at 5:23 pm Reply

    entendo cada uma de vocês, tenho 15 anos de habilitação, no começo ainda saía pelas ruas do bairro, mais aí fui deixando o medo tomar conta e parando de dirigir. é muito triste ver tantas pessoas tirando carteira depois de você , e nós ficando pra trás, só quem passa por isso sabe do que tô falando, já passei cada situação de precisão por causa dos meus filhos, e as pessoas te jogando na cara, é triste, já chorei muito por conta disso, parece que nunca to feliz, sempre me falta algo, é meu maior sonho. vou renovar minha cnh e pedir pro meu esposo me ajudar. o medo não vem de Deus, o encardido que põe isso na nossa cabeça para que nos sintamos derrotados, mais derrotado éele. então vamos lá meninas, vamos tentar, persistir, treinar , e conseguir e depois voltar aqui para dar o nosso testemunho. coragem!!!!!!!!

Leave a Comment